linguages

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Documentário: África – uma história rejeitada.


            Em 1868 o explorador Adam Renderes acidentalmente encontra uma construção no meio da mata, ao percorrer o local ele percebe que a grande muralha ocupa uma área de aproximadamente 385 km². Ele comenta sua descoberta ao seu colega, Karl Mauch, que logo corre para o local, sua teoria sobre a construção do grande Zimbabué, como era chamado o local pelos habitantes locais logo ganhou grande fama, porém trouxe também a destruição do local, segundo Mauch, o local pertencia a um povo descendente a linhagem da rainha de Sheba (Sabá).
            O arqueólogo Peter Garlake comenta que essa foi uma das muitas teorias sobre o local. Todas as teorias levavam na sua essência o racismo do homem branco ocidental, em todas as teses apresentadas a construção do grande Zimbabué teria sido obra do homem branco. Mesmo os industriais Ingleses no século XIX levantavam a tese que o local era um castelo fenício.
              Essa teoria foi derrubada, parcialmente, em 1929, quando a arqueóloga britânica Gertrude Caton-Thompson ao sobrevoar o local descobriu outra construção do mesmo porte, essa, todavia ainda não tinha sido destruída pelo homem branco.
             A descoberta de Caton-Thompson tentava provar que a grande construção do Zimbabué teria sido feita por povos africanos, mais precisamente, por Bantos. As teses de Caton-Thompson causaram enorme agitação na região, os fazendeiros brancos não aceitavam a tese de que aquela construção teria sido feita por negros.
             O documentário postando abaixo, conta a história dessa magnifica construção, buscando através de documentos e relatos orais, descobrir as origens e o que teria acontecido com o povo que habitava essas construções.



Um comentário:

  1. Gostei do blog muito bacana, Parabéns aos administradores pela iniciativa, Sou blogueiro também proprietário do blog Movimento Jovem : www.movimentojovemcar.com se quiser conhecer, Jeferson e demais adm. fiquem a vontade, tenho um grupo no face, chamado vida de blogueiro para nos unirmos um pouco, está convidado. Valeu.

    ResponderExcluir